A importância do pH nos cuidados com a pele
pH é um termo no qual você provavelmente não pensou muito desde a aula de química, mas acontece que ácidos e bases desempenham um papel importante quando se trata de sua rotina de cuidados com a pele. Isso não deve ser uma surpresa, visto que os cuidados com a pele mais eficazes estão enraizados na ciência, então, se a pele parecer seca, inflamada, acneica ou simplesmente fora de sintonia, é bom você entender um pouco sobre o pH do seu produto. Vamos la?!
O que é pH?
O pH (ou potencial de hidrogeniônico) é uma medida de quão ácida ou básica é uma solução à base de água. Na escala de 0 a 14, qualquer valor abaixo de 7 é ácido, acima de 7 é básico e exatamente 7 é neutro. Por exemplo: o suco de limão (que você provavelmente sabe que é ácido) tem pH 2, o alvejante é muito básico com pH 12 e a água fica no meio, 7 (o número considerado “neutro”).
Você pode notar que o pH dos produtos de beleza costuma ser fornecido em faixas. Isso ocorre porque fatores como a temperatura podem alterar ligeiramente o pH de uma fórmula ao longo do tempo, portanto, uma faixa é uma indicação mais precisa do pH de um produto .
A relação entre pH e pele
O pH também pode ser medido na pele porque temos moléculas de água presentes em nossa pele na forma de suor e secreções sebáceas.” O pH natural da nossa pele é bastante ácido, em torno de 5. É claro que a pele de cada pessoa é única e pode mudar. O pH da pele torna-se mais básico à medida que envelhecemos, e é por isso que notamos um aumento no ressecamento e nas rugas à medida que envelhecemos. Todas essas razões entraram em jogo na formulação de nosso produtos, com ajuste de pH para manter a pele hidratada, calma e equilibrada.
Por que usar produtos com pH balanceado
Cuidados com a pele com pH balanceado referem-se a produtos que que tenham o pH próximo ao pH natural da pele - nem muito básico, nem muito ácido - para manter seu manto ácido (também conhecido como função barreira da pele, que protege contra bactérias, irritantes e estressores) saudável. Essa camada óleo-água fornece uma barreira à nossa pele e só pode ser quebrada pelo contato com substâncias extremamente ácidas ou extremamente alcalinas. Os cuidados com a pele com pH balanceado é benéfico para todos, mas é especialmente útil se sua pele for sensível ou propensa a doenças inflamatórias como rosácea e eczema, pois geralmente indicam um manto ácido enfraquecido.
Como posso saber se o pH da minha pele está desequilibrado?
Como regra geral, os melhores produtos para a pele a serem usados serão com pH ácido (4,0 - 6,0). A melhor maneira de avaliar o pH de um produto é aplicá-lo e observar como fica sua pele depois. Seco, "repuxando" e completamente limpo? O pH desse produto pode não ser ideal para você.
Curiosidade: há um motivo pelo qual não devemos lavar o rosto com um sabonete comum. O pH do sabonete é bastante básico, em torno de 9,0-10,0, e é por isso que nosso Sabonete Facial Prebiótico não contém surfactantes agressivos.
Algumas outras pistas que indicam um pH desequilibrado são sinais de uma barreira danificada (descamação, aumento da sensibilidade, inflamação, vermelhidão, envelhecimento prematuro e erupções cutâneas) . Hábitos como lavar ou esfoliar o rosto com muita frequência, lavar com água muito quente.